Núcleo Transformação Energética

Curadoria

Monica Saraiva Panik

Brasileira, nascida em São Paulo, formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Alemanha desde 1998, na área de estratégia e desenvolvimento de novos negócios e gerenciamento de projetos nas áreas de hidrogênio e célula a combustível em empresas líderes mundiais destas tecnologias.

Dentre os programas ambientais em que esteve envolvida, se destacam: Clean Air Initiative in Latin American Cities (World Bank), Introduction of Fuel Cell Technology in Emerging Megacities UNDP - (United Nations Development Program e GEF – Global Environment Facility), Controlling Urban Mobility “URB – AL” Europe/Latin America (European Union).

De 2006 a 2016 trabalhou como Gerente do Projeto “Ônibus Brasileiro a Hidrogênio” por parte do Consórcio formado por empresas brasileiras e internacionais. De 2017 a 2018 trabalhou na organização da 22a World Hydrogen Energy Conference realizada no Rio de Janeiro de 17 a 22 de junho de 2018, onde além de outras atividades, organizou 2 workshops: “Global Interaction and the Use of Natural Resources for the Hydrogen Production” e “Biomass for Hydrogen Production”. Dentre os eventos onde apresentou trabalhos se destaca o Electric Vehicle Symposium – EVS30, realizado de 9 a 11 de Outubro 2017 em Stuttgart, Alemanha.

Antes do projeto de célula a combustível, trabalhou 18 anos para a indústria automotiva no Brasil e em 1991, contribuiu para a realização do primeiro Congresso SAE Brasil. Dedicou grande parte de sua vida profissional para promover a indústria brasileira no mercado internacional e nos últimos 23 anos tem se dedicado à economia do hidrogênio.

 

Nesse núcleo vamos abordar os seguinte temas:

  • Transformação energética a nível mundial;
  • Descarbonização da economia mundial;
  • Os conceitos de “Hydrogen Valley”, “Hydrogen Society” e “Sector Coupling”;
  • Produção de hidrogênio verde através de fontes renováveis de energia;
  • O hidrogênio como armazenador da energia que seria disperdiçada;
  • O Papel do hidrogênio na descarbonização dos setores de transportes, industrial, de geração de eletricidade e residencial;
  • O papel do hidrogênio na descarbonização das cidades;
  • O cenário mundial do hidrogênio;
  • O cenário brasileiro do hidrogênio;
  • O grande potencial brasileiro.

Notícias

Atrações

Em breve...

Organização


Nossas Redes Sociais


Desenvolvido por